domingo, 23 de maio de 2010

Mestre menino em São vicente Ferrét



Essa é uma das poucas aquarelas que eu "recebi" em uma miração durante a primeira parte do hinário do Mestre. Foi enquanto cantávamos o hino " A minha mãe é a Santa Virgem " , onde ele canta:

A minha Mãe é a Santa Virgem
Ela é quem vem me ensinar
Não posso viver sem Ela
Só posso estar onde Ela está

Ela é Mãe de todos nós
Daqueles que procurar
Seguindo neste caminho
Vai chegar onde Ela está

Neste momento do trabalho, fiquei pensando como era a mãe do Mestre, a mãe em matéria mesmo, e tive essa experiência muito forte na miração, onde pude perceber o mestre ainda criança na frente de sua casa, uma casa bem simples, com sua mãe, brincando. Foi uma rara percepção, bem nítida , da dona Joana Assunção Serra, mãe biológica de Raimundo Irineu Serra. A idéia de ilustrar dona Joana entregando uma laranja para seu filho foi uma "licença poética" da minha parte, para fazer menção ao encontro futuro que Mestre Irineu teve com a Rainha da Floresta, já adulto e vivendo na amazônia.

Tempos depois, conversando com a pesquisadora Isabela Lara, que visitou São Vicente Ferrét e pôde conhecer parentes do Mestre Irineu que ainda vivem lá , confirmei que a visão combinava com as fotos das casas simples da região, a vegetação, os quintais e a simplicidade do povo.

2 comentários:

  1. foi uma laranja Lima que ela entregou

    naquele tempo a mimo-do-céu não existia no lugar onde ele vivia

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, sou Rafael Maia, Terra Cristal, pertenço a Linha do Sol.
    Seu trabalho e belo, parabéns pela conexão, gostei em especial da obra campineiro e gostaria de te-la na capa de dois hinarios, qual o valor para que eu possa fazer isso? Abraços

    ResponderExcluir