domingo, 23 de maio de 2010

Mestre em Brasiléia recebe seu primeiro hino


Essa imagem foi inspirada no primeiro hino de Raimundo Irineu Serra, " Deus Te Salve Ó Lua Branca", que ele recebeu ainda bem jovem na fronteira ( que ajudou a demarcar ) entre o Acre e o Peru, região aonde experimentou pela primeira vez a Sagrada Bebida.

A imagem mostra o Mestre mirando a lua cheia na beira de um igarapé, como se estivesse recebendo instruções da Rainha da Floresta, percebendo que a doutrina iria se expandir para todo o Brasil...se você olhar com atenção, vai enxergar o mapa do nosso país entre as folhagens da mata. Viu ?

Existem algumas curiosidades interessantes a respeito do recebimento deste hino primeiro. O Mestre ajudava na demarcação da fronteira do Acre com o Peru e vez por outra ia na cidade mais perto da região, de nome Brasiléia, para comprar mantimentos . Acontece que "Brasiléia" é um nome recente da cidade, re-batizada na década de sessenta por ocasião do nascimento da nova capital federal, Brasília. Ou seja... Mestre Irineu recebeu o seu primeiro hino em Brasília (do Acre).

Outra coisa interessante é que, por muitos anos, Mestre Irineu ficou sem cantar este primeiro hino, guardando-o na memória ou para momentos em que estava sozinho...era como se fosse um segredo dele e da Rainha. Durante as primeiras sessões coletivas , o que fazia eram chamadas em forma de assovios e outras marcações rítmicas, com o pé e com a mão.

Até que um belo dia, o seu grande amigo Germano Guilherme, chegou dizendo que havia recebido uma música durante uma sessão. O Mestre ficou surpreso com aquilo! Pediu para Germano cantar a sua música e ele começou a entoar o seu " O Divino Pai Eterno". Foi daí pra diante que se iniciou as cantorias nas sessões e o Mestre passou a receber outros hinos.





Um comentário: